quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Petiscos Arrumadinho e minha versão o Assentadinho, Snack com Calabresa, Carnes e Farofa

Receitas de Petiscos Arrumadinho e Assentadinho



Conheci o Aperitivo Arrumadinho com minhas amigas soteropolitanas no Happy Hour em Salvador. 



Começávamos nossa jornada pelo Campo Grande e lá nos abastecíamos com essa delícia que garantia a energia para a nossa “via sacra” entre Pelourinho e fim de linha do Garcia.


O Arrumadinho para mim é o gosto saudoso de Salvador é um aperitivo muito gostoso que leva farinha, feijão fradinho, carne de sol, calabresa, frango, tudo organizado em camadas e encerrado por uma camada de salada de tomate, cebola e coentro bem picadinhos. Em cada garfada esses elementos se misturam de forma quente e refrescante, devido ao crocante e frescor da saladinha crua.


Eu como paulistana não apreciava muito o sabor do coentro fresco, mas numa de minhas primeiras ausências de Salvador e ao provar de novo esta gostosura confesso que meu coração ficou em festa e o sabor do coentro foi muito bem vindo! 


Trouxe essa receita para o seio da família e claro com a adaptação da salsa no lugar do coentro fresco, mas ainda assim essa receita continuou top. 


O segredo do Arrumadinho é deixar todos os elementos do prato já preparados isoladamente e depois montar o prato, assentando-os sobre a farofa com manteiga de garrafa.


As carnes são cortadas em cubos de pequenos pedaços, veja bem não pequenininhos pedaços, e podem ser peito de frango, carne seca, carne de sol, já a calabresa cortada em meias fatias para não perderem a suculência.


Em Salvador você pode pedir um Arrumadinho de Frango, ou de Carne, ou de Calabresa e tem também o Arrumadinho Misto. Foi essa versão que trouxe para dentro da família porque simplesmente a mistura de todas essas carnes é muito boa!


Mas eis que a experiência faz a referência e com esse conhecimento a priori me vejo em casa neste fim de semana não tão bem abastecida na despensa e quis fazer um snack diferente, veio a inspiração:  vou fazer  uma versão do Arrumadinho...assim que surgiu o Assentadinho!!!!


Receitas de Petiscos Arrumadinho e Assentadinho


Vou apresentar para você minha receita: O Aperitivo Assentadinho

Assim como o Arrumadinho que você pode fazer com calabresa, peito de frango, com carne seca, carne de sol e até mesmo com filé já que é mais difícil conseguir carne de sol por aqui, enfim, ele vai ter a cara da sua despensa e geladeira!!!


Mas o que não pode faltar é a farofa, pois ela é a base da nossa brincadeira!!!


O Assentadinho é um petisco baseado numa base de farofa e carne por cima. Na ocasião eu fiz duas versões o Assentadinho de Calabresa e o Assentadinho Misto Calabresa e Filé.



Receitas de Petiscos Arrumadinho e Assentadinho




Preparando os Petiscos – Assentadinho Misto de Calabresa com Filé

Ingredientes

250g de farinha de mandioca crua;
700g de fílé que pode ser contra-filé, alcatra, ou outra carne de sua preferência;
1 gomo de calabresa;
1 cebola média, ½ pimentão médio, dentes de alho médio;
Temperos a gosto páprica picante, orégano, pimenta e sal.


Modo de Fazer – O Filé

Corte o pedaço de filé de sua preferência em cubos médios.  Coloque-os na frigideira quente com um pouco de azeite. Deixe os pedaços de carne selarem um pouco e acrescentem primeiro os dentes de alho inteiros para fritarem juntos da carne. Um pouco depois acrescente tiras de pimentão cortadas rusticamente e deixe fritarem juntas para saborizarem a carne.
Depois tempere enquanto fritam use orégano, pimenta, páprica picante e sal.


Modo de Fazer – A Calabresa

Corte a calabresa em duas partes no sentido da longitude e depois corte em fatias.  Coloque-as na frigideira com um pouco de azeite. Frite os pedaços e acrescente primeiro os dentes de alho inteiros e um pouco depois acrescente as cebolas cortadas rusticamente e deixe fritarem juntas para saborizarem, mas não deixe a cebola muito mole.
Tempere enquanto fritam com orégano, pimenta, páprica picante. Na calabresa você não precisa colocar sal devido ao próprio sal da linguiça.


Modo de Fazer – A Farofa

A farofa vai ser preparada na mesma panela,das carnes, por isso retire as carnes/calabresa da frigideira e sobre aquele óleo que ficou na panela acrescente a farinha de mandioca crua, mexa bem para que ela “limpe” a panela. Verifique se precisa de sal e corrija o sal.


A Montagem do Assentadinho

Coloque no fundo da travessa a farofa e sobre ela assente a proteína. Pronto você tem sua opção de aperitivo simples, com muito sabor e aroma preparando você para acompanhar aquela sua bebida preferida e bom apetite!


Uma Dica Adicional – Assentadinho de Peito de Frango

Caso você queira fazer com peito de frango aconselho você fazer do seguinte modo:
Primeiro frite bem a cebola, deixando-a meio queimadinha para dar cor e sabor ao frango, pode acrescentar os alhos inteiros também. Depois de bem douradinhos o alho e a cebola, acrescente na panela os pedaços de frango cortados em cubos e sem tempero. Misture o frango à cebola e alho e mexa bem, deixe um pouco o frango frigir e depois tempere com um pouco de açafrão, páprica picante, pimenta e sal. 

Deixe-os fritar um pouco e acrescente um pouco de água (1/4 de um copo de água) e deixe a água secar um pouco. Vá mexendo e virando a carne, depois quando começou a secar e ficar grossinho o caldo acrescente mais um pouco de água (1/4 de um copo de água ou menos, você avalia), deixe secar mais um pouco, experimente o frango, vá umedecendo  e deixando absorver a água aos poucos, se precisar de mais um processo de acrescentar um pouca de água repita o processo.  Verifique a maciez, corrija o sal e finalize o frango. Ele deve ficar meio seco, mas com os pedaços bem suculentos, aí é só levar para a travessa e colocar sobre a farofa.  

Quer saber de uma coisa? Juntar a carne de frango com a calabresa dá um Assentadinho Misto de Frango e Calabresa divino!! Saúde e Bom Apetite!!!


Receitas de Petiscos Arrumadinho e Assentadinho




Receitas de Petiscos Arrumadinho e Assentadinho



...

E a Receita do Arrumadinho? Você pensou que eu não ia passar,né?


Bem conversando eu já dei muitas dicas, mas vou Resumir aqui:  

Receita do Arrumadinho

Ingredientes

700g de Carne (pode ser Carne Seca, Carne de Sol, Filé, Peito de Frango, Calabresa);
200g de Feijão Fradinho;
250g de Farinha de Mandioca Crua;
2 tomates médios;
1 cebola média;
Cheiro Verde (pode ser Coentro ou Salsa e, Cebolinha) a gosto;
Orégano, Pimenta, Sal a gosto;
2 colher de sopa de Manteiga de Garrafa (1 colher sopa para usar no Feijão Fradinho e 1 colher de sopa para a Farofa)


Mode de fazer – As Carnes  (já foram explicadas acima)

Prepare a carne e reserve.  Caso você resolva fazer um Arrumadinho Misto você prepara as carnes separadas e depois pode misturá-las para montar a camada da proteína.


Modo de Fazer – O Feijão Fradinho

Cozinhar o Feijão Fradinho por cerca de 5 minutos na panela de pressão, ele deve estar cozido e crocante, não deixe ele muito mole. Não deixe ele na panela de pressão por muito tempo, porque senão ele continua a cozinhar e aí você perde o ponto. Mas por outro lado, se ainda não estiver cozido dê o ponto sem a pressão e vá experimentando os grãos para não passar o ponto. 

Depois de cozido você vai dar uma ligeira frigida no fogo. A intenção é fazer uma ligeira temperada, mas deve manter a característica de uma salada quente, sequinho e crocante. 

Aqueça a manteiga de garrafa (ou se não tiver o azeite), refogue um pouco de cebola picadinha e deixe-a crocante, acrescente o feijão fradinho e tempero com sal e pimenta (reserve).


Modo de Fazer – A Salada de Tomate e Cebola - o Vinagrete

Corte em pequenos cubos a tomate e a cebola. Pique o coentro ou a salsa e a cebolinha bem fininhos. Misture tudo e tempere a gosto com azeite, vinagre, sal, pimenta e orégano.


Modo de Fazer – A Farofa

Aqueça a manteiga de garrafa e coloque a farinha de mandioca crua, mexa bem para absorver e uniformizar a farinha,ajuste o sal.


A Montagem do Arrumadinho

Na travessa faça uma base de farofa e sobre ela coloque a proteína que você preparou, nivele. Caso você for fazer o Misto, coloque todas as carnes que escolheu.
Sobre as carnes coloque o feijão fradinho, nivele. Coloque por último a camada de salada.


...


Esses aperitivos surgiram de uma inspiração, de um prato conhecido, de um sabor experimentado. Na cozinha vamos criando a partir daí: do conhecido, do familiar, de uma experiência vivida, tentando combinar sabores, experimentando, aventurando, ora na zona de conforto, ora para fora dela. Mas o que é mais importante no ato de cozinhar é estabelecer a conexão sua com o alimento, conversar com ele, interagir, se entregar, se divertir e o mais importante ser feliz.

Queridx Amigx espero que tenha gostado da nossa conversa, até a próxima.


...
  Quero Dedicar com Carinho esse Artigo às Minhas Companheiras de muitas Sextas-Feiras Soteropolitanas (Valdelice, Aldalice, Mere, Lurdes, Lívia, Serginho) Delícia de gente boa  :)





NOVIDADES NO BLOG


Estou lançando o Ebook Receitas de Família para Encontros Especiais com as receitas da D. Carmen (minha mãe) com pratos maravilhosos para uma recepção familiar ou de amigos.
 
São 8 Capítulos que chamo de Cadernos (remetendo ao hábito de minha mãe colecionar suas receitas em cadernos): 4 Cadernos para os Pratos de Carnes (vermelha, branca e peixe); 1 Caderno para as Massas1 Caderno para os Acompanhamentos com receitas maravilhosas de legumes; 1 Caderno para as Comidinhas, aperitivos, lanches e salgadinhos que não podem faltar nos encontros agradáveis e 1 Caderno para Doces e Sobremesas.


Quer conferir esta Maravilha de dar água na boca? CLIQUE AQUI!!!!




disponível na

Nenhum comentário: