sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Como Fazer Feijão Fradinho e Como Usar nas Receitas





Fui apresentada ao Feijão Fradinho no tempo em que morei no Nordeste, em Salvador, pois eu como caipira de São Paulo não conhecia este ingrediente e olha que minha mãe sempre foi uma cozinheira curiosa e que gostava de introduzir novidades para a família.

Pois bem, conheci o Feijão Fradinho na sua versão mais sequinha e com grãos inteiros, quase como numa salada que foi no Arrumadinho. Bons tempos de happy hour regados a boas amizades, cervejas e arrumadinhos!!!

De lá pra cá fui ficando cada vez mais íntima e mudando texturas e situações de uso do Feijão Fradinho.

Motivos Que Me Levam A Gostar E Preferir O Feijão Fradinho A Outro Feijão


Eu não posso fazer muito uso de Feijões tal como o Carioquinha, muito usado na culinária paulista, pois me deixa com a digestão muito lenta e produz muitos gases. Mesmo deixando-o de molho ou pondo vinagre no molho, mesmo assim, ele me causa desconforto na digestão.

Pois bem já o Feijão Fradinho é leve e gostoso. Seu grão macio cozinha rápido, por isso dependendo do uso que você quer dar a ele vai exigir de você cuidados no cozimento. Se quiser usá-lo na salada deve ficar muito atendo ao tempo do cozimento para ele não passar do ponto!

Feijão Fradinho Tempo De Cozimento. Formas De Cozinhar O Feijão Fradinho.


Você pode cozinhar o Feijão Fradinho direto da embalagem para o fogo, não precisa deixar de molho. Nesse caso recomendo a panela de pressão porque em poucos 5 minutos você terá um grão inteiro e macio.

 Mas se você gostar de por o feijão de molho recomendo que então você cozinhe fora da pressão para verificar a textura do cozimento. Se você deixou o feijão de molho por algumas horas uns 10 minutos de cozimento na panela fora da pressão já trarão o resultado da textura para a salada.


Mas Vamos Recapitular os Tempos de Cozimento do Feijão Fradinho para Salada:


Feijão de molho por algumas horas – faça no fogo numa panela aberta, por uns 10-15 minutos verificando a textura do cozimento manualmente.

Feijão sem molho da embalagem para o fogo – faça na panela de pressão por uns 5 minutos e não deixe muito tempo dentro da panela depois de escapar a pressão porque continua o cozimento e isso amolece o grão.

Característica do Caldo do Feijão Fradinho

O Caldo do Feijão Fradinho não é grosso, porém eu costumo cozinhá-lo como a um feijão comum para acompanhar o arroz e posso garantir que ele fornece um caldo bem apreciável, pois ele tem uma característica gelatinosa que fica bem interessante com o arroz.

 Na Salada de Feijão Fradinho você não usa o caldo.

Feijão Fradinho Cozido para Salada

 
Feijão Fradinho Cozido e Refogado para Salada

Utilizando o Feijão Fradinho na Salada


A Salada de Feijão Fradinho é muito gostosa, eu faço em duas versões.

1 – A Salada de Feijão Fradinho Tipo Vinagrete e 

2 – A Salada de Feijão Fradinho Levemente Refogado.


 1 – A Salada de Feijão Fradinho Tipo Vinagrete


 Depois de cozido os grãos do Feijão Fradinho, firmes e macios (reserve). Prepare um vinagrete caprichado, use o tomate bem picado, a cebola bem picadinha, bem como, as ervas frescas: coentro ou salsa, cebolinha, ou ainda, outra erva fresca de sua preferência.


Feijão Fradinho Salada, Minhas Proporções:
300g de Feijão Fradinho
2 tomates médios
1 cebola média
Cebolinha, salsa, coentro, funcho ou outra erva fresca a gosto
Azeite
Limão ou vinagre também na sua preferência
Sal, orégano ou outra erva seca e pimenta a gosto


2 – A Salada de Feijão Fradinho Levemente Refogado.

Outra forma que eu gosto de fazer a minha Salada de Feijão Fradinho é dando uma leve refogada no Feijão com azeite e cebola. Eu apenas refogo a cebola cortadinha e depois dou uma refogada no feijão, coloco só um pouco do caldo para amolecer um pouco a cebola, mas só mesmo um pouco do caldo que a ideia é o Feijão ficar sequinho também, manter a característica de uma salada quente, sequinho e crocante.  Tempero com sal, pimenta e ervas secas. (Reserve)

Preparo os tomates, posso colocar azeitonas, ervas frescas e misturo o Feijão Fradinho cozido e refogado.

Lembrando que aqui você pode manter a mesma proporção que eu te passei para a Salada 1

Observação 1: Essa forma que eu Refogo o Feijão Fradinho e faço esta Salada é a mesma que eu uso para fazer o Arrumadinho e o Baião de Dois 

Observação 2: eu prefiro quando cozinhar o feijão para salada fora da pressão, por dois motivos: primeiro, eu controlo melhor a maciez do feijão e segundo, ele solta menos a casca o que facilita o uso dos grãos para a salada.

Feijão Fradinho com Caldo. Feijão Fradinho Cozido e Refogado, Acompanhamento do Arroz Nosso do Dia a Dia


Feijão Fradinho Cozido e Temperado com Caldo. Acompanha muito bem o Arroz Nosso de Todo Dia




Cozinhe o Feijão Fradinho por mais tempo e ele ficará mais desmanchado, mas lembrando que ele não dará um caldo grosso e sim um caldo mais suave, mas muito saboroso.


Tempos de Cozimento para o Feijão Fradinho Cozido com Caldo:

Nesse caso se usar direto da embalagem para o fogo – cozinhe na Pressão por uns 10 minutos.

Se for deixar os grãos por algumas horas de molho - cozinhe na Pressão por uns 5 minutos.

Assim que terminar a pressão da panela retire o feijão para cessar o seu cozimento.

Quanto à quantidade de água é bom usar a seguinte proporção para uns 300g de Feijão Fradinho use uns 500 ml de água.

Refogue alho e cebola, depois em seguida refogue os grãos do Feijão Fradinho, acrescente o caldo e os temperos: sal, pimenta, orégano, louro e deixe refogar até a consistência desejada.


Feijão Fradinho com Farinha - Feijão Fradinho com Farofa. Tutu de Feijão Fradinho e Feijão Fradinho Tropeiro.


Outra opção de uso muito gostoso é fazer o Feijão Fradinho Com Farinha

Você pode Fazer uma Farofa com Feijão Fradinho, um Tutu com Feijão Fradinho ou mesmo um Feijão Tropeiro com Feijão Fradinho.


Para a Farofa

Você vai usar a Forma de Cozinhar o Feijão Fradinho na Consistência de Salada, usando um pouco mais de caldo para dar a textura da farinha de mandioca caso queira uma farofa mais seca ou mais úmida.

O Procedimento é simples refogue alho e cebola, acrescente opcionalmente, bacon para fritar, depois acrescente um ovo cru e deixe-o começar a cozinhar, assim que ele começar a embranquecer mexa e misture com os ingredientes da panela, acrescente os grãos do Feijão Fradinho e misture bem, adicione um pouco do caldo. Tempere com sal e pimenta.

Feito a base da farofa vamos agregar a farinha de mandioca aos poucos e mexendo, pare de acrescentar a farinha, confira o ponto e quando ela estiver na textura de sua preferência, finalize com ervas frescas (salsa/cebolinha ou coentro), azeitonas picadas. Confira o sabor. A consistência será a sua preferida, mais seca ou mais úmida.


Para o Tutu de Feijão Fradinho

Cozinhe o Feijão Fradinho na consistência mais mole, verifique as instruções acima.

Refogue alho e cebola no azeite ou na manteiga de garrafa (se tiver), se quiser fazer com carnes e linguiça pode usar, acrescente primeiro os grãos para dar uma refogada e depois acrescente o caldo, tempere com ervas secas, pimenta e sal e deixe dar uma cozida. Para finalizar o prato você vai agregar a farinha de mandioca e aqui novamente você é que vai determinar como gosta de seu Tutu mais seco ou mais molhadinho. Não esqueça! Agregue a farinha com cuidado para não perder o ponto e a textura de sua preferência. Pode colocar umas ervas frescas no final e claro confira o sal.

Uma dica: Quando eu quero Aproveitar as Sobras do Feijão Fradinho eu faço um Tutu de Feijão. Eu gosto de dar uma retemperada no Feijão porque sei que a farinha vai roubar o tempero do Feijão.

Eu coloco na panela um pouco azeite, alho e cebola picada e acrescento o Feijão Fradinho já cozido da geladeira, ajusto o sal e a pimenta e depois vou agregando a Farinha de Mandioca até a consistência que eu quero, por ultimo coloco umas ervas frescas e provo para conferir o tempero, hummmm! 

Eu faço muito sem colocar carnes ou linguiça só assim mesmo no alho e cebola.


Feijão Fradinho Tropeiro


A Textura do Feijão Fradinho é o Da Salada, ok!

Frite e Refogue as carnes, depois acrescente os temperos alho e cebola. Depois de acrescente o Feijão Fradinho e dê uma leve refogada. Você pode querer usar a manteiga de garrafa (ou se não tiver, use o azeite mesmo).
Coloque só um pouco do caldo para facilitar agregar todos os ingredientes na panela. Acrescente as ervas frescas que podem ser coentro ou se preferir salsa e cebolinha, finalize com a farinha de mandioca.

Bem queridx amigx apresentei rapidamente toda a riqueza e delicadeza desse ingrediente e espero com este artigo e estas dicas que você possa desfrutar mais desse alimento que é com certeza muito bom.

Como você pode ver por este artigo você vai poder dar a direção para o tipo de alimentação que você quer seja ela mais light e vegetariana ou mais pesada, porque as carnes, bacon e linguiças eu apresentei como opcional seja no Tutu e na Farofa. Então aproveite e Bom Apetite!



P.S. Ainda sobre Aproveitando as Sobras, confira a minha receita de um Baião de Dois Improvisado, OK!  :D






NOVIDADES NO BLOG


Estou lançando o Ebook Receitas de Família para Encontros Especiais com as receitas da D. Carmen (minha mãe) com pratos maravilhosos para uma recepção familiar ou de amigos.
 
São 8 Capítulos que chamo de Cadernos (remetendo ao hábito de minha mãe colecionar suas receitas em cadernos): 4 Cadernos para os Pratos de Carnes (vermelha, branca e peixe); 1 Caderno para as Massas1 Caderno para os Acompanhamentos com receitas maravilhosas de legumes; 1 Caderno para as Comidinhas, aperitivos, lanches e salgadinhos que não podem faltar nos encontros agradáveis e 1 Caderno para Doces e Sobremesas.


Quer conferir esta Maravilha de dar água na boca? CLIQUE AQUI!!!!




disponível na


Nenhum comentário: