sábado, 1 de abril de 2017

Medalhão de Berinjela

medalhão de berinjela

Comecei gostando de berinjela na tradicional berinjela à milanesa. Depois, num passo mais à frente já descartava a milanesa, bastava passar a berinjela no óleo e já caia dentro!


A berinjela é uma dessas comidas que você pode demorar um pouco para começar a consumir, mas depois que acostuma com ela adora descobrir novos sabores e texturas.

Começamos com a berinjela frita, depois vamos para a berinjela assada, depois, refogada, cozida e aí descobrimos que a berinjela fica boa de qualquer jeito.

Tentando ampliar meu horizonte culinário, pois eu já faço a berinjela como petisco, saladas maravilhosas, pizza, lasanha entre outros pratos com a berinjela, quis criar mais uma opção.

Uma berinjela que eu gosto muito de fazer é a berinjela grelhada e tentando explorar esta forma de cozinhá-la resolvi criar um medalhão de berinjela.

Construí um recheio e enrolei sobre ele a berinjela grelhada e ficou muito bom.  Apresento para você a minha versão de um Medalhão de Berinjela. Vamos à Receita?!

Ingredientes do Medalhão de Berinjela

Para 1 berinjela grande eu usei:
1 cenoura média;
1 batata doce média pode ser a branca ou a rosada, no caso eu usei a branca.
1 pimentão verde médio que pode ser o pimentão verde, ou amarelo, ou vermelho, na minha receita fiz com o pimentão verde.
200g de mussarela

Modo de Preparo dos Legumes

A Batata e a Cenoura

Coloque sal na água e cozinhe a batata e a cenoura até quebrar a rigidez, cozinhe, mas não deixe cozinhar demais, não deixe desmanchar. Os legumes não devem estar muito cozidos porque você vai fazer palitinhos com eles e a receita ainda pede que os medalhões assem por um tempo no forno.

O Pimentão

Corte o pimentão em tiras e depois os frite rapidamente com azeite e temperos, sal, pimenta e ervas secas, no meu caso eu usei o orégano.

A Berinjela

Quanto à berinjela corte-a na longitudinal para que as fatias fiquem longas, faça fatias finas, porém não muito porque você vai precisar enrolar a berinjela.

Na chapa depois que ela estiver bem quente, espalhe o azeite e depois coloque as berinjelas sem remontar na chapa, espalhe sal, ervas e pimentas sobre um lado, depois que grelhou este lado, vire as fatias e novamente tempere-as  com mais um pouco de sal, ervas e pimentas . Vá reservando as fatias até grelhar e temperar todas elas.

Montagem dos Medalhões

Junte 1 palito de batata, 1 de cenoura e 1 tira de pimentão e embrulhe na fatia de mussarela. Forme um rolinho do recheio, depois envolva-o com a fatia de berinjela e assente o rolinho de berinjela recheado numa travessa, coloque-o com a emenda voltada para baixo.

Uma dica: Caso sua fatia não saiu inteira ou se as fatias ficaram muito pequenas, como as primeiras fatias e as últimas fatias cortadas, você pode montar uma fatia maior a partir delas e depois cobrir normalmente o rolinho de legumes.

Observe que ao grelhar as berinjelas as fatias ficam bem maleáveis.  Minha berinjela rendeu 16 medalhões.

medalhão de berinjela

Finalizando o Prato com os Medalhões de Berinjela

Ingredientes

1 Cebola grande
6 Dentes de Alho
1 Tomate grande sem sementes
Cheiro Verde picado
Azeitonas
Queijo Parmesão ralado
Óleo e Azeite

Modo de Fazer

As Cebolas e o Alho

Numa frigideira com óleo coloque as cebolas picadas em laminas finas e deixe-as fritar bem, depois acrescente o alho e regue com azeite, tempere com sal, pimenta e ervas secas, no meu caso usei orégano e deixe fritar ainda mais um pouco. As cebolas e os alhos vão ficar bem tostadinhos. Reserve.

O Tomate

Aproveite a mesma frigideira para frigir o tomate, coloque azeite e acrescente o tomate que foi cortado em quadradinhos pequenos. Tempere-os com sal e pimenta, deixe-os macerar um pouco. Acrescente mais azeite, as ervas frescas a cebolinha e a salsa bem picadas. Reserve.

medalhão de berinjela


medalhão de berinjela



A Montagem


Na travessa em que você ajeitou os medalhões de berinjela cubra-os e espalhe as cebolas com o alho por cima, depois espalhe por cima os tomates. Para finalizar, rale o queijo parmesão no ralo grosso e no ralo fino e acomode as azeitonas. Leve ao forno por uns 15 a 20 minutos à temperatura de 220 graus. 


medalhão de berinjela

medalhão de berinjela

medalhão de berinjela

Nenhum comentário: