terça-feira, 20 de julho de 2010

Almoço de Domingo - NHOQUE

















Nhoque

Ingredientes
1 kg de batatas
200g de farinha de trigo para a massa
farinha de trigo o suficiente para polvilhar as superfícies para eles não grudarem
Sal

Modo de Preparo
O Preparo da Massa
Cozinhe as batatas com sal. Passe-as pelo espremedor. Acrescente a essa massa de batatas a farinha de trigo. Misture e amasse bem. 
Polvilhe com farinha de trigo uma tábua ou a mesa e deslize a massa, formando uma cobrinha, passe a faca na farinha e corte pedacinhos. Passe um garfo na farinha e pressione levemente o nhoque. Coloque os nhoques numa travessa polvilhada com farinha ou deixe-os na mesa sobre uma camada de farinha para não grudarem.
O Cozimento da Massa
Coloque água numa panela, espere ferver e coloque sal e óleo. Ponha uma remessa de massa na água e quando os nhoques vierem à superfície, retire-os com a escumadeira. Coloque uma nova remessa de massa na água e proceda como já descrito.
Na Travessa
Vá colocando o nhoque na travessa e sobre ele o molho de sua preferência e o queijo parmesão ralado. Vá procedendo assim a cada remessa de nhoque cozido retirado da água.

Sugestões e Dicas
Use a farinha para enfarinhar a superfície na qual você trabalhará a massa, ou nos recipientes em que você deixará os nhoques até irem para o cozimento. Como esta massa usa pouca farinha de trigo a massa é mais mole e exige cuidados para eles não grudarem uns nos outros e nas superfícies.

Contando Tudo e não Escondendo Nada
O Nhoque que minha mãe, D. Carmen, faz é famoso, pois ele é daqueles que desmancham, derretem na boca. É a pedida preferida dos filhos e dos netos quando visitam a casa dos pais e avós.




NOVIDADES NO BLOG

Estou lançando o Ebook Receitas de Família para Encontros Especiais com as receitas da D. Carmen (minha mãe) com pratos maravilhosos para uma recepção familiar ou de amigos. 


São 8 Capítulos que chamo de Cadernos (remetendo ao hábito de minha mãe colecionar suas receitas em cadernos): 

4 Cadernos para os Pratos de Carnes (vermelha, branca e peixe); 
1 Caderno para as Massas
1 Caderno para os Acompanhamentos com receitas maravilhosas de legumes; 
1 Caderno para as Comidinhas, aperitivos, lanches e salgadinhos que não podem faltar nos encontros agradáveis e 
1 Caderno para Doces e Sobremesas.

Quer conferir esta Maravilha de dar água na boca? CLIQUE AQUI!!!!





disponível na

3 comentários:

Sissym disse...

Eu adoro nhoque, de massas, é a predileta!

Cecília disse...

hummmmmmmm...adoro nhoque!E esta chegando dia 29,vou salvar a receita.
bjos

Goreth Menezes disse...

Pode servir separadamente...nhoque numa travessa e molho em outra? Pra que as pessoas se sirvam?? Adorei a receita, super fácil. Obrigada. Me responda no twitter. @gohmenezes